O openEHR é um dos principais padrões de referências em interoperabilidade em saúde, oferecendo um conjunto de especificações abertas, modelos clínicos de dados e ferramentas que permitem modelar, gerenciar e compartilhar informações de forma segura, escalável e flexível. Neste cenário, este curso foi desenvolvido para ensinar, de forma prática e aplicada, os fundamentos e especificações do openEHR — incluindo modelo de referência, arquétipos e templates, bem como seus componentes de implementação. E, ao final da formação, o aluno terá uma visão clara do potencial do openEHR para transformar a gestão dos dados de saúde e impulsionar a inovação em serviços, produtos e soluções digitais.
Curso desenvolvido em parceria entre a M-CareTech (Brasil) e o Instituto Ciência e Letras (Portugal).
Apoiadores: Instituto HL7 Brasil, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), e-MAIS – Sistemas de Informação na área da Saúde de Portugal e VirtualCare.
Busca compreender e aplicar o openEHR em projetos acadêmicos, pesquisas ou estudos sobre modelagem clínica, implementação e governança de dados.
– Conteúdo orientado a arquétipos, templates e AQL, com práticas de modelagem alinhadas às referências internacionais (CKM/openEHR).
Deseja entender, de forma prática e acessível, como o openEHR organiza dados clínicos com significado clínico (semântica), favorecendo continuidade do cuidado e uso secundário (qualidade, pesquisa, gestão).
– Enfoque em arquétipos e templates para padronizar registros, reduzir retrabalho e melhorar a comunicação entre equipes.
– Adequado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, gestores e demais profissionais assistenciais.
Precisa decidir com base em estratégia de dados: camadas neutras ao fornecedor, integração entre sistemas e longevidade das informações.
– Compreenda o papel do openEHR como camada clínica, integrável a outros sistemas e padrões.
Quer aprender na prática como usar o openEHR para colaborar com equipes multiprofissionais, promover interoperabilidade semântica e garantir reuso de dados em múltiplas aplicações.
– Tópicos: APIs openEHR (EHR API, Query API/AQL), modelagem com arquétipos/templates.
Início
Carga Horária / Duração
Horário
Modalidade
Carga Horária: 2 horas.
Carga Horária: 6 horas.
Carga Horária: 8 horas.
Carga Horária: 6 horas.
Carga Horária: 1 hora.
Carga Horária: 2 horas.
Professor, Doutor (PhD) e Empreendedor com vasto conhecimento em Padrões de Interoperabilidade em Saúde incluindo experiência prática na área de Integração de Sistemas de Informação Hospitalar.
Professor, Doutor (PhD) e Empreendedor.
Fundador do openEHR e responsável pela criação do Archetype Definition Language (ADL), do ADL Workbench, da especificação do openEHR Task Planning, da arquitetura do openEHR Reference Model, dentre outros.
Fundador do openEHR, Arquiteto Semântico da Informação em Saúde e Estrategista em Saúde Digital.
Enfermeira Obstétrica e Doutora (PhD) em Ciências da Computação. Docente na Universidade Federal de Pernambuco e Pesquisadora na área de de Padrões de Interoperabilidade em Saúde com foco especial em openEHR.
Enfermeira Obstetriz, Professora e Doutora (PhD).
Engenheiro e Mestre em Informática Médica, com vasta experiência em Padrões de Interoperabilidade em Saúde com foco especial no openEHR.
Engenheiro e Mestre em Informática Médica
Engenheira em Saúde Digital e Mestre em Informática Médica. Possui vasta experiência em padrões de interoperabilidade em saúde tais como o openEHR.
Engenheiro e Mestre em Saúde Digital.
Médico Assistente Senior de Clínica Médica na Unidade Local de Saúde de Santo António – Porto, Portugal. Possui experiência prática no uso e modelagem clínica em openEHR.
Médico assistente sênior na Unidade Local de Saúde de Santo Antônio - Portugal.
Enfermeiro, Coordenador do Grupo de Trabalho dos Sistemas de Informação de Enfermagem no Centro Hospitalar Universitário do Porto. Coordenador do Núcleo da Comunidade Portuguesa de openEHR.
Enfermeiro e Coordenador e Coordenador do Núcleo da Comunidade Portuguesa de openEHR
Doutora (PhD) e Mestre em Tecnologias em Saúde. Enfermeira e Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Professora e Pesquisadora na Área de Interoperabilidade em Saúde (HL7® FHIR® e openEHR).
Responsável pelo Curso no Brasil. Fundadora e Diretora Educacional da M-CareTech.
Preço Total
Preço com Desconto para Compras Antecipadas até dia 30/09 e Associados da SBIS.