Anterior


 

Apresentação

No primeiro semestre de 2020, a pandemia da Covid-19 afetou milhões de pessoas em todo o mundo. E como resposta a esse surto, diversos países adotaram medidas sem precedentes de distanciamento social, que incluíram o fechamento de fronteiras e confinamentos nacionais. Essas ações levaram a interrupções significativas nos serviços de saúde, como a suspensão de atividades clínicas agendadas. O medo de contrair coronavírus reduziu a procura por serviços médicos de emergência causando o adiamento de tratamentos essenciais para doenças cerebrovasculares. O atendimento aos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) foi severamente prejudicado globalmente durante este período, resultando em uma drástica redução nas hospitalizações por AVC agudos e, consequentemente, diminuindo o número de pacientes tratados dentro da janela terapêutica.

O tratamento imediato ao AVC é crucial, e a pandemia representou uma ameaça significativa à capacidade de tratar pacientes dentro da estreita janela terapêutica. Esta janela representa o período ótimo para intervenção no processo patológico da isquemia cerebral que é crucial para minimizar danos ao sistema nervoso central e é limitada a apenas algumas horas. Alterações no tempo decorrido desde o início dos sintomas de AVC até a admissão no hospital de referência podem afetar indiretamente os resultados clínicos dos pacientes. Esses resultados são frequentemente avaliados pela Escala de Rankin Modificada (mRS), que classifica o grau de incapacidade ou dependência em pacientes com AVC numa escala de 0 a 6, sendo 0 um paciente sem sintomas e 6 representando o desfecho mais grave, que é a morte. Diante disto, o principal objetivo foi analisar a jornada clínica real do paciente com AVC antes e durante a pandemia da Covid-19 por meio de técnicas de Mineração de Processos.

 

Sobre a Mineração de Processos

A Mineração de Processos visa extrair conhecimentos dos processos a partir de registros de eventos que podem originar-se de diversos sistemas. Exemplos desses sistemas incluem sistemas de informação hospitalar, sistemas de cuidados intensivos, sistemas de testes e diagnósticos, sistemas laboratoriais, entre outros. Tipicamente, esses registros de eventos contém informações sobre o início e a conclusão de etapas de processos, juntamente com dados contextuais relacionados (como atores e custos envolvidos). A Mineração de Processos utiliza dados reais, fornecendo uma visão objetiva de como os processos são executados, diferenciando-se de métodos tradicionais como entrevistas, que podem coletar informações subjetivas. Existem três principais tipos de técnicas de Mineração de Processos:

    • Descoberta: que cria um modelo a partir dos dados inseridos. Essa técnica foca na criação de modelos de processos, tais como em Redes de Petri ou Modelos BPMN (Business Process Model and Notation).

    • Conformidade: verifica se os dados inseridos correspondem a um modelo de processo pré-definido. Isso envolve verificar se um modelo predefinido está alinhado com o comportamento observado no registro de eventos. Ele identifica discrepâncias, como atividades faltantes no modelo que estão presentes no registro de eventos ou o contrário.

    • Aprimoramento: melhora um modelo existente com dados adicionais. Este método é usado para ‘reparo’ ou aprimoramento do modelo, adicionando dimensões como tempo, custos, riscos e uso de recursos.

 

Principais Descobertas

1. Após os primeiros sintomas do AVC os pacientes predominantemente buscaram cuidados imediatos no Hospital de Referência para AVC, além de optarem pelos serviços das Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs 24h.).

2. Houve preferência no uso do carro e do SAMU para buscar o atendimento após o AVC.

3. Houve um maior tempo de demora para o atendimento especializado quando o paciente buscou ajuda nas Unidades de Saúde da Família, resultando em tempos de resposta prolongados.

4. Notou-se piora do estado de saúde do paciente na admissão hospitalar no Hospital de Referência para AVC, com uma ‘mRS de 0 e 1’ antes da pandemia e uma ‘mRS de 2 e 3’ durante a pandemia.

5. Observou-se que quando o meio de transporte para locomoção para o Hospital de Referência foi a ambulância particular, houve uma demora do paciente para acionar este tipo de transporte.

6. Percebeu-se uma redução do tempo de internação hospitalar do paciente com AVC durante a pandemia da Covid-19.

7. Notou-se o aumento no tempo para iniciar as terapias de reperfusão durante a pandemia da Covid-19.

Abaixo são disponibilizados dois artigos publicados relacionados a este projeto.

 

1. Analysis of Stroke Assistance in Covid-19 Pandemic by Process Mining Techniques

Neste estudo o principal objetivo foi identificar o tempo de início do atendimento após o episódio do AVC por meio da Mineração de Processos, considerando os diversos percursos do paciente durante a pandemia de Covid-19.

 

Leandro, G. D. S., Miura, D. Y., Safanelli, J., Borges, R. M., & Moro, C. (2022). Analysis of Stroke Assistance in Covid-19 Pandemic by Process Mining Techniques. Studies in health technology and informatics, 294, 48–52. https://doi.org/10.3233/SHTI220394

Acesse o artigo “Analysis of Stroke Assistance in Covid-19 Pandemic by Process Mining Techniques” clicando no botão abaixo.

Acesse o Artigo

 

2. Process mining leveraging the analysis of patient journey and outcomes: Stroke assistance during the Covid-19 pandemic

Neste estudo o objetivo foi aplicar mineração de processos para descobrir, comparar e analisar o percurso do paciente em dois contextos diferentes, antes e após a pandemia de Covid-19, e correlacionar esses percursos com os desfechos clínicos dos pacientes.

dos Santos Leandro, G., Moro, C., Miura, D. Y., Borges, R. M., Safanelli, J., Moro, C. H. C., & Santos, E. A. P. (2021). Process mining leveraging the analysis of patient journey and outcomes: Stroke assistance during the Covid-19 pandemic. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal , 13(4), 421-437.

Acesse o artigo “Process mining leveraging the analysis of patient journey and outcomes” clicando no botão abaixo.

Acesse o Artigo

 

Nossos Serviços

Consultoria Especializada em Mineração de Processos: Contamos especialistas prontos para oferecer consultoria personalizada e auxiliar-lhe a descobrir o processo real por meio de técnicas de Mineração de Processos.

Treinamento e Capacitação: Oferecemos programas de treinamento para capacitar sua equipe na adoção e uso eficaz da Mineração de Processos, desde treinamentos online, sessões práticas, até a disponibilização de materiais educacionais personalizados, asseguramos que sua equipe esteja preparada para tirar o máximo proveito dos benefícios da mineração de processos.

Plataforma Moodle: Oferecemos uma Plataforma Moodle própria para aprimorar o conhecimento de nossos alunos com cursos na modalidade síncrona e assíncrona, proporcionando comodidade para que o aprendizado aconteça de maneira flexível e conveniente.

Conheça a Plataforma Moodle

 

Por que nos Escolher

Experiência Comprovada: Experiência comprovada na descoberta e análise de processos em saúde por meio da Mineração de Processos.

Evidencia Ciêntífica: Nosso trabalho considera as mais atuais evidências científicas e práticas do mercado nacional e internacional.

Abordagem Personalizada: Adotamos uma abordagem personalizada para cada projeto, garantindo que nossas soluções atendam às necessidades específicas de cada cliente.

Compromisso com a Excelência: Nosso compromisso é fornecer serviços da mais alta qualidade, garantindo a satisfação do cliente em todos os aspectos do nosso trabalho.

 

Entre em Contato

Telefone/WhatsApp: +55 (47) 99663-4016

E-mail: admin@m-caretech.com.br

plugins premium WordPress